Frente, direita, frente… Uma introdução com robótica

Com a apresentação de um robô utilizado pelo Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de Mira, começamos a entender que existem dispositivos eletrónicos que não precisam ser telecomandados! E a brincadeira começa quando tentamos perceber as ordens que o robô entende e o que podemos fazer com ele.

Um robô montado na Roboparty pelo Clube de Robótica realizou uma dança sincronizada sob o tema do Panda – Prá Frente Pra Trás – e não se enganou na sequência!

Foi também apresentado o robô Lilliput que parece mesmo um ser humano, com cabeça, braços, pernas e até mãos. É muito engraçado e consegue andar, mas não consegue ver nem sentir. Depois de caminhar em cima de uma mesa, caiu no chão e mesmo assim continuou a tentar andar! Nem percebeu que tinha caído!

Robô Lilliput

Os desafios

Durante estas sessões estamos a ordenar instruções simples para deslocar um personagem até ao local pretendido. Foram apresentados inúmeros desafios sob o tema Angry Birds com base no site code.org, a serem resolvidos em papel.

Ordenaram-se os passos a serem respeitados pelos colegas, pelo professor, pelo robô ou pelo Angry Bird.

Frente, direita, frente

Vira à esquerda ou vira à direita?

Esta foi uma questão colocada inúmeras vezes, cuja resposta nem sempre foi fácil! Percebemos que é muito importante conseguirmos imaginar na posição do personagem.

Pensando um pouco e comparando com um carro telecomandado, se o comandamos para se afastar de nós é fácil, a situação complica-se quando ele se desloca para nós!