A Direção-Geral da Educação lançou este projeto-piloto – “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico” – desafiando os estabelecimentos de ensino públicos de Portugal a nele participar, no ano letivo 2015/2016, com os seus alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade.

A Comissão Europeia considera importante a capacitação digital, tanto para o mundo do emprego como para a vida quotidiana, sendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) potenciadoras de crescimento e inovação. Segundo os dados da Comissão, a Europa precisará de cerca de 900 000 trabalhadores nas áreas TIC e de cerca de 2 000 000 se incluirmos as CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) já em 2020.

O Agrupamento de Escolas de Mira decidiu integrar este projeto, dinamizando-o em todas as suas turmas dos 3.º e 4.º anos de escolaridade.

Para informações mais detalhadas, consulte a página da Direção-Geral da Educação criada especificamente para este projeto, onde, de entre outras informações, pode encontrar esclarecimentos sobre a iniciativa, as linhas orientadoras e a georreferenciação das escolas participantes.

A iniciação à aprendizagem da programação desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico promove um conjunto alargado de capacidades, nomeadamente, o trabalhar em equipa, a estruturação e organização de ideias, a criatividade, o espírito crítico, a resolução de problemas, o pensamento analítico e a atenção aos detalhes.