Estamos no fim do 1º período
Ao longo destes meses falámos sobre robótica, carros telecomandados, tablets, smartphones, computadores portáteis e fixos, tecnologia em geral e iniciámos a programação. Trabalhámos com percursos e labirintos, ordenámos ideias e sequências, e contámos histórias com base nas sequências que ordenámos. Utilizámos aplicações como o Blockly, criado pela Google, e sítios como o code.org, onde colocámos em prática o que aprendemos.
Já sabemos utilizar blocos como o avançar, o virar à esquerda e o virar à direita, e sabemos utilizar o bloco repetir…até. Sabemos o que é um píxel e entendemos que rodar um quarto de volta é o mesmo que rodar 90º. Entendemos, também, que podemos rodar de acordo com outros ângulos diferentes do quarto de volta.
Agora interessa fazer um ponto da situação. Queremos saber o que correu bem e o que não correu bem! Neste sentido, disponibilizámos um formulário para que os nossos alunos possam refletir um pouco sobre o trabalho que já realizaram.
A seguir…
Continuaremos a trabalhar com programação baseada em blocos. A pouco e pouco iremos conhecer mais blocos e aprofundar o nosso conhecimento na área da programação.
Pretendemos trabalhar com o Scratch para dar vida aos nossos programas.
Com o Scratch pode programar as suas próprias estórias, jogos e animações interativos — e partilhar as suas criações com outras pessoas na comunidade em linha.
O Scratch ajuda gente jovem a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente — competências essenciais para a vida no século XXI.
O Scratch é um projecto do Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab. É disponibilizado gratuitamente.
Boas Festas
Aproveitem para explorar um pouco este sítio, em especial o menu acima com várias sugestões de atividades com programação para explorarem durante este Natal.
Desejamos a todos os nossos alunos umas Festas Felizes.