Na sexta feira dia 16 de junho de 2017, realizou-se na Escola Básica de Mira, o 1º Concurso de Programação Mirakids, integrado no Projeto de Iniciação à Programação do 1ºCEB do nosso agrupamento.

Equipas de alunos realizam a atividade na sala da Hora do Código.

Equipas de alunos realizam a atividade na sala da Hora do Código.

Os alunos do 3º e 4º ano de todo o agrupamento foram convidados a participar neste evento. Ao longo do dia, os transportes da Câmara Municipal de Mira transportaram cerca de 120 alunos (considerando que mais duas turmas já se encontravam no local do evento), o que permitiu a dinamização desta atividade num local mais central de Mira.

Foram quatro desafios diferentes, onde os nossos alunos puderam comprovar as suas competências na área da programação, trabalho em equipa e entreajuda. Uma sala com desafios de Scratch, uma sala com desafios da Hora do Código, uma sala com um questionário dinâmico Kahoot!, e uma sala com desafios de robótica com o robô Batráquio, representaram os desafios que os alunos teriam que realizar.

Sala Scratch.

Sala Scratch.

Houve ainda espaço para a exploração livre de alguns robôs. Enquanto os alunos esperavam pela próxima atividade, puderam explorar alguns robôs que ainda não conheciam.

Alunos do 3º ano exploram o Robot Mouse, junto da sua professora.

Alunos do 3º ano exploram o Robot Mouse, junto da sua professora.

Na sala de Scratch, os alunos foram convidados a resolver dois problemas, que envolveram a correção de código. Esta atividade exige da parte dos alunos a experimentação, deteção de erro e posterior correção. O raciocínio envolvido intimida, por vezes, até os mais velhos, mas os nossos alunos não se intimidaram.

Duas alunas participam na atividade de Scratch.

Duas alunas participam na atividade de Scratch.

A Hora do Código consiste numa sequência de desafios de programação por blocos. O alunos começam por programações simples, terminando com raciocínios mais complexos, com estruturas de decisão e ciclos de repetição dentro de ciclos. A tentativa e o erro ajudam a evoluir mais rapidamente entre os vários níveis.

Alunos finalizam a atividade da Hora do Código.

Alunos finalizam a atividade da Hora do Código.

Com o Kahoot!, a animação foi enorme! O Kahoot! Consiste num sistema de questionário em rede, que, com tempo limitado por pergunta, permite aos alunos saberem logo se acertaram a questão e em que posição do ranking se encontram. A rapidez na resposta e a correção, são fatores determinantes para o sucesso.

A alegria dos alunos na sala Kahoot!

A alegria dos alunos na sala Kahoot!

Na sala de robótica com os robôs Batráquios, os alunos foram convidados a levar os Batráquios a realizarem a separação do lixo, colocando-o no contentor correto. Estes robôs foram desenvolvidos por alunos da Escola Secundária de Mira, para a utilização pelos nossos alunos do 1ºciclo.

Sala da Robótica: Duas alunas realizam a atividade da separação do lixo.

Sala da Robótica: Duas alunas realizam a atividade da separação do lixo.

A criação de sequências de movimentos mais ou menos complexa, seguida da sua visualização, permite que se detete mais facilmente o erro, o que lhes permite encarnar o robô, realizando movimentos com a lateralidade correta.

O Batráquio V2 KML contorna a lata de refrigerante.

O Batráquio V2 KML contorna a lata de refrigerante.

A divulgação das equipas vencedoras do evento ficou agendada para dia 22 de junho, no blog “Meninos a Programar”, do nosso Projeto de Iniciação à Programação no 1ºCEB.

Da esquerda para a direita: Mário Silva, Carlos Santos, David Oliveira, Ricardo Pinto, Guilherme Alves e Carlos Alves.

Da esquerda para a direita: Mário Silva, Carlos Santos, David Oliveira, Ricardo Pinto, Guilherme Alves e Carlos Alves.

Queremos realçar o empenho da parte de todos os alunos, tendo-se envolvido em todas as atividades com ânimo.

Aproveitamos para agradecer a todas as pessoas que de uma ou outra forma ajudaram para que este evento se realizasse.

Agradecemos, também, aos alunos Alexandre Neto, Carlos Santos e Guilherme Alves, que dispuseram o seu dia para ajudar nas atividades.

Não podemos deixar de agradecer, também, aos professores titulares das turmas que integram este projeto, uma vez que colaboram sempre de forma muito positiva nas nossas atividades.

Aos pais e simpatizantes deste projeto, conheçam um pouco mais este blog, e consultem as nossas sugestões de aplicações e jogos educativos para os mais novos aprenderem a programar.